top of page

Oficinas 

Oficina I 

“O que revela o nome do lugar onde você vive? Estudo introdutório à Toponímia maranhense/ludovicense

Descrição

Sabemos que, a partir do instante em que reflete alguma significância para o Homem, qualquer espaço/ambiente (terrestre) é nomeado, no entanto, muitas vezes, a designação não é registrada, datada ou já se perdeu na memória, mesmo assim, a identificação de um lugar assume aspectos diferenciados para uma comunidade. Esses aspectos estão relacionados, preferencialmente, aos jogos de poder, políticos, sentimentais, históricos, culturais, econômicos que podem ser de ordem física e/ou antropocultural, tais aspectos podem ser estudados pela Onomástica, pela Lexicologia e dentro dessas áreas de estudo da linguagem, a Toponomástica ou Toponímia. Tendo em vista esse aporte, nossa oficina tem como objetivo principal, fazermos, coletivamente, um estudo introdutório da Macrotoponímia maranhense e/ou da Microtoponímia ludovicense a partir do nome do topônimo onde a pessoa vive.

Ministrante

Heloísa Reis Curvelo Matos é Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará/UFC; Especialista em Linguística pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA; fez parte da Equipe Técnica do Projeto: O léxico das plantas medicinais do nordeste: uma abordagem etnolinguística; Professora Pesquisadora do Atlas Linguístico do Maranhão - Projeto ALiMA/UFMA; Professora Pesquisadora do Atlas Linguístico do Brasil - ALIB; Professora de língua e literatura espanhola do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão/UFMA; Professora colaboradora da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão /FSADU. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, trabalha principalmente com: Educação, Linguística, Língua Portuguesa e Espanhola e suas respectivas literaturas. Desenvolveu pesquisa de doutorado e mestrado em Dialetologia, mas especificamente na área de Toponímia/Toponomástica maranhense e ludovicense.


Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8277863581698341

Oficina II

“A Linguística Textual e suas Interfaces”

Descrição

O papel importante da linguística textual no ensino da leitura e produção textual e sua contribuição na atualidade nas variadas áreas da ciência da linguagem, como morfologia sintaxe, semântica, pragmática, semiótica e análise do discurso.

Ministrante

Maria da Graça dos Santos Faria possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1980), graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1978), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014). É docente associado II da Universidade Federal do Maranhão, Membro do Grupo de Pesquisa Protexto (UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias e procedimentos de organização textual. Professora do programa de Pós Graduação do Departamento de Letras da UFMA (PGLetras). Membro do GT "Discurso e argumentação da ANPOLL. Atualmente desenvolve pesquisas com produção acadêmica na área de Linguística Textual, com especial interesse nos seguintes temas: argumentação, metadiscurso, processos de referenciação e identidade.


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5255188189054410

Oficina III 

"Metodología Activa en el Proceso de Enseñanza-Aprendizaje de Lengua Española"

Descrição

El escenario educacional ha sufrido diversas transformaciones en las últimas décadas; en particular, las concepciones y las técnicas de enseñanza han sido cuestionadas. De ese modo, se desarrollan nuevas formas de comprensión sobre la enseñanza y propuestas alternativas, entre ellas las denominadas metodologías activas de enseñanza-aprendizaje. Estas últimas, hacen una ruptura con el modelo de enseñanza tradicional y se basan en una pedagogía de resolución de problemas, en la que el dicente es estimulado a adoptar una actitud activa en su proceso de aprendizaje, buscando su autonomía y aprendizaje significativo. Este taller pretende demostrar y analizar el uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje. Se constató que los escenarios de aplicación de estas metodologías abarcan desde la Educación básica hasta la Educación Superior. Las metodologías activas constituyen alternativas al proceso de enseñanza aprendizaje, con varios beneficios y desafíos para la educación actual.

Ministrante

Maria José Ordóñez, natural de Argentina, possui graduação de Licenciatura em Letras Espanhol/Português. Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar e Psicopedagogia clínica. Mestranda em Ciências da Educação da Universidade Autônoma de Assunção e aluna especial do Mestrado de Letras da Universidade Federal do Maranhão.

Oficina IV

"No jardim do mundo, colher palavras - oficina de criação literária." 

Descrição

Nessa oficina, aludiremos questões ligadas ao manejo com as palavras no que concerne à escrita literária. A influência da leitura na escrita de cada um, bem como exemplos de processos criativos de escritores. Exercícios práticos.

Ministrante

Dra. Maria Aracy BonfimProfessora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão onde ministra disciplinas de literaturas de língua inglesa. Integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa de Estudos Osmanianos e é autora do livro -Linha na roca, linha na pauta - o tecer da memória na obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo - (2014, Editora CRV). Participou, como organizadora, dos I, II, III e IV Encontros de Literatura Osmaniana em 2014, 2015, 2016 e 2017, respectivamente. Coordena Na Universidade Federal do Maranhão o grupo Grifo - Estudos Literários. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Brasília.

Oficina V

"O LÉXICO DO MARANHÃO NA SALA DE AULA:

atividades didáticas para a Educação Básica."

Descrição

Principais concepções de língua e de léxico. Noções básicas sobre Lexicologia, Lexicografia e Sócio-Interacionismo. Atividades didáticas para o uso do léxico do Português Brasileiro falado no Maranhão na Educação Básica.

Ministrante

Georgiana Márcia de Oliveira Santos possui graduação em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (2001), doutorado em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará (2013), mestrado em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará (2009), máster universitario en Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, pela Universidad Europea del Atlántico (em andamento), especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, pela Universidade Federal do Maranhão (2016), especialização em Educação do Campo, pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela Universidade Federal do Maranhão (2013), especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes (2005), especialização em Libras, pela UNIASSELVI (em andamento). Atualmente, é professora do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras) - UFMA e pesquisadora do Projeto Atlas Linguístico do Brasil/ UFBA; do Projeto Atlas Linguístico do Maranhão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Lusofonia/ UFMA e do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português/Universidade Santiago de Compostela. Tem experiência na área de Linguística, atuando, principalmente, nas subáreas: socioterminologia, etnolinguística, etnoterminologia, lexicologia, lexicografia, dialetologia e atlas linguístico; na área de ensino de línguas, desenvolvendo pesquisas, especialmente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola E/LE; na área de Educação das Relações Étnico-Raciais, com ênfase em educação escolar quilombola, no estudo sociolinguístico e cultural do reggae no Maranhão, no estudo da mulher negra no mercado de trabalho.

bottom of page